“Colmeia das Agroindústrias” faz doação de alimentos

Pavilhão da Agricultura Familiar no 3° Encontro Abelheiro arrecadou alimentos não-perecíveis e doou mudas de árvores nativas

A “Colmeia das Agroindústrias” foi sucesso pelo segundo ano consecutivo no Encontro Abelheiro. Com uma rica diversidade de produtos, como embutidos, mel, rapaduras, cachaças, licores, geleias, biscoitos artesanais e sucos, entre outros, o espaço reuniu 25 expositores e também incentivou ações de cidadania.

A primeira delas foi a doação de 200 mudas de árvores nativas. As mudas foram doadas para o público que visitou o 3° Encontro Abelheiro, no último final de semana de setembro, como forma de incentivar o cultivo e os benefícios que essa prática gera para o meio ambiente.

Os organizadores também incentivaram a doação de alimentos não perecíveis entre os visitantes e expositores do Encontro Abelheiro. Foram arrecadados cerca de 100 quilos de produtos. “Com frequência realizamos ações sociais como essas nas feiras que participamos e isso nos deixa muito felizes. É importante sempre contribuir com a comunidade”, destaca Elaine Colet, integrante da diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf-RS).

Os alimentos arrecadados foram doados para a Cáritas da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, que realiza um importante trabalho social em Carazinho. “Poder realizar ações concretas em benefício da nossa comunidade é muito importante. O 3° Encontro Abelheiro foi positivo para todos”, afirma César de Souza, presidente do evento.

O 3° Encontro Abelheiro

A Colmeia das Agroindústrias no Encontro Abelheiro foi realizada através de uma parceria entre a Aliança Abelheira; Fetraf-RS; Emater/RS-Ascar; Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR); União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes); e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

O Encontro Abelheiro é um evento que valoriza a criação de abelhas com e sem ferrão, apresentando conteúdos técnicos, exposição de produtos para a criação de abelhas, artesanato, exposição de coelhos, o pavilhão da Agricultura Familiar e, claro, muita venda e degustação de mel. A terceira edição teve 180 expositores e reuniu cerca de 27 mil visitantes. A movimentação financeira foi de cerca de R$ 800 mil.

O 4° Encontro Abelheiro já tem data definida para acontecer, será nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2026, mais uma vez firmando seu compromisso na defesa e valorização do rico universo da criação de abelhas e seus protagonistas.

Mais notícias