Terceira edição do evento teve 180 expositores e três dias de intensa valorização da cadeia produtiva das abelhas. 4° Encontro Abelheiro já tem data definida
Carazinho e a cadeia produtiva das abelhas estiveram em evidência com a realização do 3° Encontro Abelheiro. A programação, inciada na sexta-feira (26) e encerrada neste domingo (28), reuniu criadores de abelhas com e sem ferrão, especialistas, pesquisadores, empresas do setor e o público em geral.
O evento contou com conteúdos técnicos, exposição de produtos para a criação de abelhas, artesanato, exposição de coelhos, o pavilhão da Agricultura Familiar e, claro, muita venda e degustação de mel. Ao todo, foram 180 expositores, quase o dobro do registrado em 2024, quando o evento teve 100 expositores. “O salto no número de expositores já nos deixou muito felizes e é um grande sinal de crescimento do evento”, destaca César de Souza, presidente do Encontro Abelheiro.
A terceira edição do evento teve um fluxo de 27 mil visitantes e uma movimentação econômica de 800 mil reais. No ano passado, foram 14 mil visitantes e uma comercialização de R$ 600 mil. “Queremos muito agradecer a comunidade de Carazinho e região que abraçou mais uma vez o Encontro Abelheiro. Claro, saudar também os visitantes de diferentes regiões do Brasil que vieram para cá nesses três dias. O evento está cada vez mais consolidado e gerando resultados para quem participa – ressalta Souza.
Hackathon e Carbono Neutro
Uma novidade desta edição foi o Hackathon Abelheiro, ação que reuniu estudantes num desafio de criatividade para pensar soluções para qualificar a preservação de colmeias. A iniciativa foi realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria de Desenvolvimento de Carazinho e comissão organizadora do Encontro Abelheiro.
Outra novidade deste ano é que o Encontro Abelheiro vai ser um evento Carbono Neutro, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade. O evento estabeleceu uma parceria com a empresa Greena, que concluirá nos próximos dias um estudo para medir o impacto do Encontro Abelheiro em termos de emissão de CO2. Também serão definidas as ações para compensar esse índice, podendo ser, por exemplo, o plantio de árvores.
Os resultados serão divulgados em breve. Após efetuar as medidas de compensação das emissões, o Encontro Abelheiro receberá o Selo de Evento Carbono Neutro da Greena, assegurando que as emissões foram compensadas de forma transparente e certificada.
4° Encontro Abelheiro
O 4° Encontro Abelheiro já tem data definida para acontecer, será nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2026, mais uma vez firmando seu compromisso na defesa e valorização do rico universo da criação de abelhas e seus protagonistas.