Consumo do produto per capita na cidade é altamente superior à média nacional. Faltam 50 dias para a terceira edição do Encontro Abelheiro, que acontece no final de setembro
Sabedor dos inúmeros benefícios que o mel proporciona para a saúde, o norte-americano é o maior consumidor do produto no mundo. Levantamentos apontam que nos Estados Unidos cada pessoa consome em média 850 gramas de mel por ano, número 42 vezes superior à média brasileira, onde o consumo é de 20 gramas per capita anualmente.
Porém, na cidade que sedia o Encontro Abelheiro, evento dedicado a valorizar a cadeia produtiva das abelhas com e sem ferrão, a realidade é bem diferente. Em Carazinho-RS, a média de consumo de mel é de 415 gramas por morador a cada ano, cerca de metade do registrado em solo americano, mas 20 vezes maior do que o índice nacional.
– Chegamos a esse número sabendo o total de mel produzido por criadores de abelha de Carazinho e porque todo esse produto é consumido no mercado interno. Sem contar que há a venda de mel de fora da cidade, ou seja, esse número é ainda maior. A projeção que o Encontro Abelheiro proporciona ao mel e às abelhas contribui para esse alto consumo do produto na cidade – comenta César de Souza, presidente do Encontro Abelheiro.
No centro deste mercado, estão cerca de 40 produtores de mel na cidade, a maior parte ligada à União Carazinhense de Apicultores e Meliponicultores (Ucapi), entidade que também participa do Encontro Abelheiro. Entre eles, Valdir Maurer, de 65 anos, que já foi presidente da associação e que desde a infância trabalha na produção de mel.
– Meus avós eram apicultores e seguimos nesse trabalho. Hoje crio abelhas com e sem ferrão. Esses números de consumo de mel em Carazinho são ótimos. As pessoas utilizam o mel no café da manhã, café da tarde e como remédio. Temos muitos clientes fiéis de nossos produtos – ressalta Maurer.
Além da venda direta de cada produtor e da comercialização em supermercados e outros estabelecimentos, há outros canais de venda para o produto. Tradicionalmente nas sextas-feiras a Ucapi realiza uma ação de comercialização na praça central de Carazinho e aos sábados o mel também é exposto na Feira do Produtor, fatores que contribuem para mais vendas e também para a divulgação do trabalho feito por essa importante cadeia produtiva.
– Temos uma associação ativa, que divulga os benefícios do mel. Nossa ação de toda a sexta-feira e a Feira do Produtor aos sábados contribuem bastante na comercialização. O Encontro Abelheiro veio para fomentar a cadeia produtiva das abelhas com e sem ferrão e impulsiona as vendas. Nas duas primeiras edições faturamos super bem e agora esperamos superar o que foi registrado em 2023 e 2024. A expectativa é ótima – revela Maurer.
Faltam 50 dias para o 3° Encontro Abelheiro!
Agende aí e já se programe porque faltam apenas 50 dias para o 3° Encontro Abelheiro. A programação acontece nos dias 26, 27 e 28 de setembro no Ginásio da Acapesu em Carazinho-RS. São esperadas caravanas de diferentes regiões do país e todas as atrações podem ser visitadas gratuitamente pelo público.
Também não há cobrança de taxa de inscrição nem do espaço que será ocupado pelo expositor. “O Encontro Abelheiro é um evento para valorizar a cadeia produtiva das abelhas e que também é uma grande oportunidade de lazer e conhecimento para toda a comunidade”, afirma Souza. O evento tem o seguinte lema: “Polinizando o Brasil e o Mundo”, ressaltando que o seu objetivo é sempre valorizar o rico universo da criação de abelhas e seus protagonistas.