Agricultores familiares locais e regionais estarão no evento, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de setembro. Visite e conheça a “Colmeia das Agroindústrias”
Faltam menos de dois meses para 2° Encontro Abelheiro e a edição deste ano promete muitas novidades. Uma delas será a presença de 30 agroindústrias locais e regionais entre os expositores. Após as ocorrências climáticas de maio, o Encontro Abelheiro definiu seu slogan como “Coragem para Reconstruir” e traçou que o principal objetivo do evento é contribuir com a retomada de várias atividades econômicas do estado.
O convite para a presença das agroindústrias é um exemplo disso. Agricultores familiares estarão em Carazinho nos dias 27, 28 e 29 de setembro participando do 2° Encontro Abelheiro e expondo produtos como mel, embutidos, rapaduras, cachaça, entre outros, integrando a “Colmeia das Agroindústrias”.
– É uma grande alegria poder incluir na feira esses produtores. Nosso objetivo é também dar oportunidade para que os empreendedores rurais ofereçam seus produtos de qualidade e sabor diferenciados pela primeira vez aos visitantes do Encontro Abelheiro. A iniciativa visa valorizar e apoiar as agroindústrias gaúchas que, assim como os criadores de abelhas, sofreram impactos com a recente catástrofe climática. Juntos vamos retomar a pujança de nosso estado – afirma o presidente do Encontro Abelheiro, César de Souza.
A “Colmeia das Agroindústrias” terá inclusive um caráter especial. Os produtores estarão localizados lado a lado a partir da entrada da Acapesu, local do evento, em direção ao ginásio, formando o “Túnel das Agroindústrias”. “As feiras e eventos têm um papel fundamental na divulgação e comercialização dos produtos da Agricultura Familiar. Certamente será um grande diferencial do Encontro Abelheiro e uma excelente oportunidade de mercado para as agroindústrias”, projeta Alisson Paulinelli, criador de abelhas e coordenador da “Colmeia das Agroindústrias”.
O Encontro Abelheiro
O 2º Encontro Abelheiro acontece nos dias 27, 28 e 29 de setembro em Carazinho-RS e promete ser uma oportunidade única para intercâmbio de conhecimento e networking entre os diversos participantes das cadeias produtivas das abelhas, sejam elas com ou sem ferrão.
Neste ano, o evento terá também uma reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Mel e Produtos das Abelhas e a presença de entidades e órgãos de pesquisa ligados ao segmento. Além da “Colmeia das Agroindústrias”, a programação contempla ainda palestras, oficinas práticas e rodadas de negócios.
A iniciativa é realizada pela empresa Védera em correalização com a União Carazinhense de Apicultores e Meliponicultores (Ucapi) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento tem apoio da Prefeitura de Carazinho, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Emater/RS-Ascar.